Quanto custa montar uma loja virtual?

Quanto custa montar uma loja virtual?

Quanto custa montar uma loja virtual?

O investimento para montar uma loja virtual é bem menor do que para montar uma loja física.

Os custos de um e-commerce não se resumem só a loja em si, mas envolve outros fatores que são muito importantes.

Delimitando os custos para criação de uma loja virtual

De início é necessário dividir os custos já que existem várias dimensões que envolvem esse negócio virtual:

De forma geral, podemos distribuir estes custos em três categorias:

  • Custos estruturais de plataforma e outros recursos de TI;
  • Custos de marketing;
  • Custos operacionais;

É sugerido que apenas de vinte a trinta por cento do capital seja destinado para a plataforma e o restante para as outras categorias. É muito importante ter um bom investimento em marketing.

O custo da plataforma de e-commerce

Vamos determinar o custo da plataforma de e-commerce. Que vai depender bastante do tamanho do negócio que se pretende montar e dos recursos necessários.

Não existe loja virtual grátis. Sempre existe algum custo oculto no final das contas. E para montar a loja virtual terá três opções de plataformas:

  • Plataformas open source;
  • Plataformas alugadas – SaaS;
  • Plataformas exclusivas;

Pode parecer simples, mas na verdade é preciso ter um bom conhecimento de programação para poder instalar os sistemas corretamente. Então é necessário contratar um programador ou empresa especializada.

Hoje na Devari Tecnologia somos uma empresa especialista em montar uma loja virtual, fazemos todo trabalhamos de análise do seu negócio e verificamos qual a melhor plataforma e tipo de loja virtual que se adequa ao seu negócio.

Para se ter uma ideia de quanto custa ter uma loja virtual utilizando a plataforma  Magento Commerce, um profissional de boa qualidade ou uma empresa especializada cobra em torno de R$ 7.000, só para instalar e configurar o sistema.

Para as  lojas virtuais alugadas, a diferença nos preços é muito grande. São inúmeros fornecedores com as mais diversas propostas, sendo importante analisar em detalhes cada uma para não errar na escolha.

Podemos adiantar que para quem quer saber o quanto vai gastar para montar uma loja virtual com uma plataforma de e-commerce alugada, o  valor inicial é por volta de R$ 30,00 podendo chegar até mais de R$ 8.000 nos modelos mais sofisticados. Esse é um bom caminho para quem deseja montar uma pequena loja virtual.

Uma importante dica é que não podemos escolher uma plataforma de e-commerce pelo preço, mas pelas funcionalidades e outros quesitos técnicos que ela oferece. O fundamental é solicitar um orçamento para plataforma de e-commerce e analisar bem a  proposta.

E a última opção seria uma plataforma exclusiva. Para esse caso, não há como dizer qual é o patamar de preço, pois o orçamento depende de inúmeros fatores. Essa é a plataforma de investimento mais alto.

Montada a loja é hora de divulgar o negócio

O maior custo está na divulgação de sua loja virtual, do seu negócio principalmente no caso do e-commerce:

  • SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca;
  • Links Patrocinados – Anúncios pagos no Google e outros canais;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;

O custo de divulgação da loja virtual

Quando montamos um e-commerce é muito importante nos preocuparmos com a divulgação da loja virtual.  É necessário muita divulgação seja através de estratégias de SEO ou SEM. Se sua loja virtual não for listado em ferramentas de buscas, como Google e Bing em posições de destaque, irá comprometer muito o sucesso do negócio.

O marketing digital desempenha um papel fundamental em um plano de negócios para qualquer projeto de e-commerce. Em qualquer planejamento a verba deve ser destinada com muito critério, pois nos primeiros momentos será bastante intenso o uso do marketing digital na divulgação da loja .

Treinamento em e-commerce é investimento

O profissionalismo para se gerenciar uma loja virtual está cada vez mais determinante para acompanhar essa evolução.

É de extrema importância conhecer os mecanismos do e-commerce, não somente para gerenciar o negócio, mas para poder identificar oportunidades e se prevenir contra as ameaças do mercado.

Para o sucesso desse projeto, tanto o treinamento na etapa de planejamento para a implementação da loja virtual, quanto na etapa de operacionalização do software de gestão, otimização da loja para ferramentas de busca, monitoramento dos acessos – Google Analytics – e outras funções é essencial. Treinar e aperfeiçoar o pessoal é um importante ponto da estrutura de custo de uma loja virtual.

Custos operacionais para montar uma loja virtual

Entre os custos operacionais, está a logística que cada vez mais tem um papel decisivo para uma loja virtual ter sucesso. Não se pode deixar de levar em consideração os custos da entrega dos produtos vendidos. Há vários fornecedores de serviços de logística para o e-commerce, portanto deve-se analisar qual pode oferecer as melhores condições de custo e prazo de entrega.

Os aspectos fiscais são também de muita importância. A tributação no comércio eletrônico deve ser minuciosamente detalhada e saber qual o regime fiscal seria o mais indicado para o seu ramo de atividade. Uma loja virtual também está sujeita ao pagamento de impostos como o ICMS e outros.

É necessário antes de tudo elaborar seu planejamento para depois fazer um orçamento do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Enter your keyword